O conhecimento desenvolvido através da medicina tradicional chinesa é reconhecido e utilizado por profissionais das chamadas terapias alternativas e da medicina tradicional moderna em diversos países do mundo. Sem dúvida, uma das técnicas mais populares é a acupuntura.

Segundo a acupuntura, o corpo humano é repleto de pontos de energia que quando estimulados podem refletir em regiões determinadas do corpo, podendo tratar problemas como dores e inflamações. Durante a sessão o acupunturista avalia a situação do paciente para iniciar o procedimento com as agulhas. Esses instrumentos são agulhas extremamente finas a ponto de serem introduzidas pelos poros na superfície da pele de forma sutil. Por isso, ao contrário do que pode parecera primeira vista, não é um tratamento doloroso, podendo ser até mesmo um momento de calmaria e relaxamento profundo.

Além da acupuntura, a medicina chinesa desenvolveu outras terapias baseadas no conceito dos pontos de energia do corpo e seu equilíbrio. Tanto é que muitos acupunturastes dos dias atuais também atuam com terapias como a moxabustão e a ventosaterapia. A moxabustão basicamente utiliza a queima de eras terapêuticas no tratamento, enquanto a ventosaterapia utiliza a pressão de recipientes de vidro aquecidos sobre a pele para entre outros problemas, auxiliar na eliminação ode toxinas do corpo.

acupuntura

 

Fonte: Portal da Saúde

Anúncios