Diversas religiões como hinduísmo e budismo utilizam a meditação como uma ferramenta para o autoconhecimento e contato com a espiritualidade. Apesar disso, a meditação é muito mais que apenas um ato, ela se assemelha à uma filosofia de vida, com costumes e ensinamentos sem também fazer parte de uma única religião. Independentemente de suas crenças a meditação pode te auxiliar em uma vida melhor. Durante a meditação você se concentra em se conhecer e relaxar, esquecendo um pouco de problemas externos e de uma rotina agitada.

Além do bem-estar espiritual, a meditação pode trazer diversos benefícios para a saúde como relaxamento, melhora na concentração, melhora na memória, diminuição de ansiedade, maior controle emocional entre outras diversas vantagens.

Apesar não haver como confirmar com exatidão, indícios apontam que há milhares de anos, religiões de países da Ásia como China e Índia já utilizavam técnicas de meditação em religiões como o budismo e o hinduísmo.

A postura mais conhecida para meditação é chama de posição de lótus, onde basicamente o praticante se senta com as pernas dobradas e sobrepostas, porém essa postura é comum entre os praticantes de yoga e se popularizou, na realidade é possível, meditar em diversas outras posições, até mesmo deitado ou em pé.

meditar.jpg

Anúncios